sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Hobbit




Guillermo Del Toro diz que recusou proposta para dirigir Watchmen
E diretor fala mais dos efeitos de O Hobbit - que está começando a ser roteirizado
19/08/2008
Marcelo Hessel
Em entrevista ao IGN, Guillermo Del Toro falou de O Hobbit, particularmente das criaturas que aparecerão no filme. Mas antes disso fez uma revelação: os produtores de Watchmen chegaram a lhe oferecer a direção do filme.
"Chegou um ponto em que Larry Gordon e Lloyd Levin perguntaram se eu queria fazer Watchmen, e eu não conseguiu tirar da cabeça que o filme precisaria ter de duas a três horas. Sempre imaginei que o formato ideal de adaptação seria até uma minissérie", conta Del Toro.
Uma vez que os produtores fecharam com o diretor de Madrugada dos Mortos e 300, Del Toro conta o que achou do primeiro trailer do filme de Zack Snyder: "Acho-o um brilhante criador visual e tudo no trailer parece correto - se não irretocável. Para ser absolutamente honesto, me deu até uns orgamos nérdicos".
Mudando de assunto: Del Toro imagina que o melhor para O Hobbit, seu próximo projeto, sejam maquiagem, animatrônicos e efeitos práticos, não efeitos de computador. "É preciso ter cuidado para não confiar em uma única ferramenta. Tanto eu quanto Peter Jackson somos apaixonados pelas técnicas do 'velho mundo', como maquetes, modelos, miniaturas e pinturas. Planejo continuar assim em O Hobbit e trazer muito mais animatrônicos pra dentro. É preciso manter essa arte viva, porque tem uma força na textura que chega a afetar o conteúdo. As criaturas são mais tangíveis do que em CGI. Algumas criaturas ficam melhor com CGI, outras com completos animatrônicos e outras só ficam perfeitas se misturar as duas técnicas."
Um exemplo: o melhor Gollum, para Del Toro, é o de computação gráfica. "Certamente. Funcionou perfeitamente em O Senhor dos Anéis. Se não está quebrado, por que tentar arrumar?"
Os dois longas de O Hobbit serão rodados simultaneamente em 2010. Os roteiros já estão sendo escritos por Jackson, Del Toro, Fran Walsh e Philippa Boyens. O primeiro filme está agendado para sair em 2011. O fim da saga, em 2012.

Nenhum comentário: